Close Menu - Expo Noivas

Blog

  • buquê de noiva

    Maneiras divertidas de jogar seu buquê de noiva. Conheça 6!

    17 novembro

    No casamento, o momento mais esperado pelas convidadas solteiras é quando o buquê de noiva é jogado. Tudo porque, reza a lenda popular, a sortuda que pegá-lo será a próxima a se casar. Mas qual a origem desta tradição? Acredita-se que na Idade Média era um costume entre as mulheres não casadas cortar e levar para casa um pedaço da roupa da noiva para trazer boa sorte.

    Mas para evitar que seu vestido fosse estragado, no século XIV, na França, as recém-casadas começaram a jogar outros objetos como uma alternativa. E o buquê de noiva, símbolo da fertilidade, acabou sendo o mais comum. Hoje em dia, muitas noivas já inovam esta prática e, ao invés do buquê de flores, atiram um feito especialmente para esta ocasião.

    Em outros casos, o buquê de casamento é substituído por um arranjo nada tradicional, como uma réplica de Santo Antônio ou o buquê de fitas. De uma forma ou de outra, a prática se mantém ao longo dos anos como uma forma de retribuir a felicidade e sorte desejada ao casal. Na Expo Noivas & Festas do Interior você encontra diversos fornecedores de buquês de noiva. Confira algumas dicas divertidas que jogar seu buquê:

    O clássico

    A forma mais clássica de jogar o buquê de noiva é quando a noiva fica de costas para as convidadas, que se agrupam esperando pelo buquê. Ela faz de conta algumas vezes que vai jogar, só para descontrair, e depois, joga efetivamente.

    buquê de noiva

    Santo Antônio ou sapo

    Para as noivas católicas, pode-se substituir o buquê de flores por um boneco de pelúcia ou feltro de Santo Antônio. Com o mesmo princípio do Santo Antônio, as noivas não católicas podem jogar sapos de pelúcia para as amigas. O sapo, que nos contos de fadas vira príncipe, servirá de amuleto da sorte para as solteiras.

    buquê de noiva

    Buquê de fitas

    Para essa brincadeira, a noiva amarra algumas fitas coloridas de cetim ao cabo do buquê. Na hora da brincadeira, ela entrega uma ponta da fita para cada amiga. As convidadas formarão um círculo em volta da noiva. De olhos vendados, a noiva vai cortando com uma tesoura fita por fita até chegar ao final e só sobrará uma, que levará o buquê.

    buquê de noiva

     

    Buque trancado

    A noiva coloca o buquê dentro de uma caixa e passa uma corrente com cadeado.

    Num saquinho terão várias chaves falsas e somente uma verdadeira. As amigas da noiva escolhem uma chave, fazem uma fila e tentam abrir o cadeado. Aquela que pegar a chave certa destranca a caixa e leva o buquê para casa!

    buquê de noiva

    Entrega direta

    Com os olhos vendados, a noiva fica no centro de um círculo feito pelas amigas solteiras. Ela dá algumas voltas e aleatoriamente escolhe uma amiga para levar o buquê, entregando na mão dela.

    Bingo

    Pode-se fazer algumas cartelas de bingo com palavras relacionadas ao casamento, distribuir para as solteiras e colocar alguém para sortear os nomes num saquinho. O DJ vai cantando as palavras e quem fechar a cartela leva o buquê,

    Viviane Plens

Chevron Up - Expo Noivas