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    Presença em Mídias Sociais: 6 Dicas Para o Sucesso

    2 agosto

    A internet é um universo absolutamente enorme de possibilidades. Na verdade, essas possibilidades são tantas que não foram até hoje mensuradas. A cada dia, novas ferramentas surgem, novas utilizações aparecem, novos desafios são superados. Há alguns anos, bastava ter um site e tudo parecia bem. Hoje, marcar presença em mídias sociais é obrigatório. Qual será a nova fronteira a ser alcançada?

    Bem, ainda não sabemos, mas uma coisa é certa: estar nas mídias sociais é essencial para qualquer negócio crescer, atrair clientes, se fazer relevante e conquistar seu quinhão nesse universo ainda não totalmente desvendado.

    É claro que as empresas que trabalham com casamentos precisam estar nas redes, afinal, as noivas estão ali também, buscando soluções para suas necessidades, quer sejam de criar amizades, quer sejam de fazer negócios com empresas idôneas.

    Nesse artigo, vamos passar para você, 6 dicas para alcançar o sucesso marcando presença em mídias sociais. Acompanhe, coloque em prática e colha os frutos deliciosos desse ambiente faminto por atenção, relacionamento e negócios.

    Dica 1: Vá além das redes sociais

    Um dos maiores erros de marketing é justamente nossa primeira dica: centralizar todos os seus esforços no Facebook.

    Pode parecer estranho que façamos essa afirmação. Afinal, estamos falando em redes sociais. Mas acredite: centralizar todo o seu poder de fogo, todo o seu arsenal em uma única rede social, em um único espaço de internet, é um equívoco.

    O Facebook é uma das maiores, mais importantes e relevantes ferramentas de marketing. Quando bem utilizado, tem o poder de atrair, fidelizar e maravilhar os clientes. Mas essa não pode ser a única ferramenta utilizada. Ela precisa estar dentro de um plano de mídia maior. Tenha seu site, sua loja virtual, seu blog, e utilize o Facebook como um fantástico canal de divulgação de seus conteúdos. Mas é preciso que todos estejam integrados, conversando entre si.

    presença em mídias sociais

    Dica 2: Crie uma página

    Muitas empresas insistem em utilizar perfis pessoais no Facebook. Também é válido, afinal, mais vale um perfil nessa rede do que nada. Mas não é o ideal, e vamos explicar o motivo.

    Uma página confere a você e à sua empresa um peso institucional, passa uma impressão mais adequada de local possível para fazer negócios. E afinal é isso o que você busca.

    Além disso, a página possui ferramentas essenciais: mensuração de resultados a partir de dados estatísticos e gráficos; possibilidade de impulsionamento; criação de loja virtual, dentre outros.

    Outro aspecto a ser salientado é que um perfil permite apenas o máximo de 5 mil amigos, enquanto o número de curtidas em uma página é infinito.

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    Dica 3: Diversifique as redes

    Apesar de o Facebook ser a maior rede social da atualidade, ele ainda tem concorrentes de peso (alguns são dele próprio, e se integram maravilhosamente bem com ele). É o caso do Instagram, por exemplo.

    Manter uma conta ativa, bem robusta e com conteúdo atualizado no Facebook é essencial, mas manter outras redes sociais em funcionamento também.

    Abra sua conta no Instagram e publique conteúdos relevantes ali. Essa rede é feita para imagens, e há algo tão lindo quanto fotos de noivas, casamentos, buffets, viagens etc? Pois bem, use o Instagram como um aliado forte nesse nicho tão rico e belo em imagens que é o casamento.

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    Dica 4: Invista em conteúdo de qualidade

    Não importa qual rede social você esteja usando, quais os demais espaços na internet que você está ocupando. Todos eles devem ser abastecidos com conteúdos excelentes, de qualidade, que levem a pessoa do outro lado da tela (do celular, tablete e computador) a se encantar. Se você vai trabalhar com imagens, escolha as melhores. Nada de colocar aquela “fotinho tortinha, com texto borradinho”, só porque você tinha que colocar alguma coisa.

    Não, não é assim.

    A presença em mídias sociais demanda a elaboração de conteúdos excelentes, épicos, que engajem as pessoas, que as façam sonhar e desejar manter aquele relacionamento com sua empresa via redes.

    Vai produzir textos? Tenha cuidado com a escrita, que deve ser correta. Uma coisa é utilizar a linguagem típica das redes sociais, com hashtags, abreviações e gírias. Outra, completamente diferente, é usar mal o português, aplicando a grafia errada, frases sem coerência. Isso mina a credibilidade da empresa na rede.

    Vai usar vídeos? Produza conteúdos bonitos, claros, com áudio de qualidade. Invista em um bom microfone de lapela, um tripé para apoiar a câmera ou celular, e até um refletor ou rebatedor de luz. O tempo dos vídeos escuros, tremidos e cheios de ruídos já passou, pertence à era jurássica das redes.

    Dica 5: Dialogue com sua audiência

    Nada faz uma pessoa ficar mais irritada nas redes sociais do que perguntas sem respostas, comentários sem reações. Até uma “curtidinha” no comentário é extremamente necessária. Se for uma pergunta, se desdobre e encontre a resposta. Se for uma reclamação de cliente, explique, tente identificar o problema gerador do conflito e, acima de tudo, resolver o problema (se for da sua alçada, claro).

    Se você quer engajamento com seu público, precisa dialogar com ele. Simplesmente postar conteúdos, patrocinar postagens e esperar resultados, não vai gerar negócios. Caia de cabeça no processo de engajar a audiência. Tenha isso como uma missão da sua empresa nas redes sociais, e não como um item que “pode ser alcançado, mas se não for, tudo bem”.

    Se você souber como usar o Facebook, o Instagram, o Youtube, você terá sucesso! Confie, acredite e, acima de tudo, se empenhe.

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    Dica 6: Converta seus amigos em fãs

    As empresas não querem, hoje em dia, que as pessoas apenas comprem seus produtos. Elas querem que seus compradores sejam seus fãs. Por quê? Porque um fã leva a marca para onde for, defende ela, propaga suas ideias e ações. Torne o casal de amigos que você atendeu em seus fãs, e você terá a melhor propaganda possível.

    Nesse processo, não esqueça de engajar seus fornecedores também. Afinal, eles podem ser essenciais para propagar seus conteúdos pela internet.

    E aqui vai uma grande dica para converter amigos em fãs: entenda as dores deles, as necessidades, as vontades, os desejos e as frustrações. Acima de tudo, ofereça soluções aos problemas.

    E então, gostou das nossas 6 dicas para atingir o sucesso marcando presença em mídias sociais?

    Viviane Plens

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