Close Menu - Expo Noivas

Blog

  • erros de marketing

    Descubra 4 Erros Comuns de Marketing que Você Pode Estar Cometendo

    2 agosto

    Ter um bom marketing é fundamental para garantir o sucesso de um negócio, seja ele de qual ramo for. Em se tratando da área de casamentos, não é diferente. Saber investir nas ferramentas certas, nos momentos certos, é tarefa essencial neste ramo. Mas existem alguns erros de marketing que impedem que o sucesso seja alcançado com a plenitude que poderia.

    Nesse artigo, vamos falar de 4 erros que são comuns, e impedem que a estratégia de marketing de uma empresa da área de casamentos consiga alcançar o pleno desenvolvimento.

    Erro 1 – Não investir no mix on e off-line

    Muitas empresas estão investindo pesado em estratégias de marketing off-line, ou seja, aquelas ferramentas que não estão na Internet. Outdoors, inserções na televisão, em rádios e jornais. Parece coisa do passado, mas acredite, muita verba acaba indo para o ralo por privilegiar os canais mais tradicionais, esquecendo os novos.

    Por outro lado, muitas empresas estão apostando somente no online. Montam um site, focam em sua presença em mídias sociais, patrocinam posts. E acreditam que atingem todo o público possível. Apesar da internet ser cada vez mais um dos melhores investimentos do setor de marketing, ela tem limitações. Ela não alcança, muitas vezes, um público extremamente seleto que assina uma revista ultra segmentada, por exemplo.

    O ideal é, ainda hoje, investir nas mídias e estratégias online e off-line, de forma a garantir que o máximo possível de canais exponham a marca da sua empresa. Muitas vezes, alguns produtos utilizados por seus fornecedores poderiam ter sua marca, porque não? Mídia é tudo o que pode levar a marca a ser vista.

    erros de marketing

    Erro 2 – Não conhecer bem seus clientes e suas necessidades

    Um dos erros de marketing mais comuns, e cada vez menos permitidos, em especial nos meios digitais. Desde sempre, as empresas precisam conhecer bem seus clientes, para maximizar as chances de vendas. Contudo, cada vez mais, os clientes querem personalização.

    Várias empresas, por estarem acomodadas na parcela de mercado que conquistaram, deixam de inovar, ouvir as novas demandas das gerações de noivas e noivos que se sucedem, e acabam cometendo o pecado de não atender às expectativas. Nem sempre o bom e velho “tradicional” é o melhor, mesmo em se falando em algo tão tradicional quanto o casamento.

    No marketing digital, por exemplo, se trabalha com o conceito de “persona”, que é muito mais segmentado do que o conceito de “público-alvo”. Público-alvo pode ser “casais entre 23 e 35 anos”. Persona é “a Joana, de 28 anos, que já mora com o noivo mas quer uma experiência sensacional, gastando pouco, porque trabalha muito e já tem filhos”. Vê a diferença? Como você atenderia a Joana, como você personalizaria o seu produto para ela?

    erros de marketing

    Erro 3 – Não se “vender” adequadamente nos canais de comunicação

    Outro problema muito comum. Todo canal de comunicação é um potencial canal de vendas, mas nem toda comunicação deve ser de vendas. Se você insistir em publicar no seu Facebook, fotos de vestidos de noivas, e só isso, mostrando os tipos, preços e condições, você não vai engajar o público.

    Hoje, os canais de comunicação devem informar, sanar as “dores” (necessidades) dos clientes, com informações de qualidade, entretenimento etc. E no meio disso, fazer a boa e velha venda. Ou disfarçada, ou direta.

    erros de marketing

    Erro 4 – Não dialogar com seu público

    Mais um dos erros de marketing mais comuns. Muitas empresas acham que colocar conteúdos em seus canais de comunicação já basta. Está errado, tem que dialogar, apresentar soluções, ouvir conselhos, críticas e elogios, e saber responder a tudo isso com qualidade.

    Dialogue com seu público (essa é uma das mais importantes dicas de marketing digital que se pode ter), faça o bom e velho networking com os fornecedores, nas feiras, no Facebook, enfim, on e off-line. Assim, todos ganham. E seu marketing fica cada vez mais fortalecido.

    E então, você está cometendo alguns desses erros de marketing?

    Viviane Plens

Chevron Up - Expo Noivas